edição digital

Madrid recebe exposição de Vieira da Silva e Arpad Szenes

02/11/17 CULTURA Imagem

‘Confluências’ reúne trabalhos da pintora portuguesa Maria Helena Vieira da Silva e do seu companheiro Arpad Szenes, sendo a maior exposição destes dois pntores já realizada em Espanha.

São mais de 80 obras de dois grandes pintores da chamada ‘Escola de Paris, e podem ser vistos no Centro Cultural Conde Duque, em Madrid, até final de novembro.
‘Confluências’, reúne trabalhos de Maria Helena Vieira da Silva (Lisboa, 1908 – Paris, 1992) e do seu “companheiro de vida” Arpad Szenes (Budapeste, 1897 - Paris, 1985), relacionados tanto com o seu trabalho como com a sua vida, sendo a maior exposição destes dois pntores já realizada em Espanha.
“Os desenhos e pinturas selecionados para esta exposição e a sua confrontação permitem uma visão global da importância desses dois artistas no contexto da criação contemporânea do século XX e, em particular, da Escola de Paris a que ambos pertenciam”, apresenta o Centro Cultural Conde Duque.
A exposição foi inaugurada pelo ministro português da Cultura, que considerou ter um “significado especial”, com “eco e repercussão” na oferta cultural da capital espanhola.
Luís Filipe Castro Mendes espera que o público espanhol e os “muitos turistas estrangeiros” fiquem a conhecer melhor a modernidade artística portuguesa, “dos seus constrangimentos mas também das pontes de diálogo que soube estabelecer”. As obras dos dois artistas são, “por um lado, profundamente individuais e, por outro, como vimos, confluentes”, disse Castro Mendes numa alusão ao título da exposição.
Aberta até 26 de novembro no Centro Cultural Conde Duque, a mostra é organizada pelo Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, de Lisboa, e está integrada no programa anual ‘Cultura Portugal em Espanha’, organizado pela embaixada portuguesa na capital espanhola.
As obras pertencem às coleções da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva em Lisboa, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Metropolitano de Lisboa e de colecionadores privados.
A fadista Mariza e o arquiteto Carrilho da Graça são alguns dos nomes que, até ao fim do ano, vão estar presentes no quadro da 15.ª edição da mostra “Cultura Portugal” em Espanha.

Confluências
Centro Cultural Conde Duque
Calle Conde Duque, 11
Até 26 de novembro
De terça a sábado, das 10h às 14h e das 17h30 às 21h
Domingos e feriados, das 10h30 às 14h

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo