Marcas do Grupo

Luis Amado:nova politica de promoo do portugus est pronta
O Emigrante / Mundo Portugus
Email: Password:
 
Primeira vez? Registe-se gratuitamente aqui.
Esqueceu-se da sua password? clique aqui.


Quinta-Feira, 23 Outubro 2014 - 06:07 (Açores 05:07)
Homepage
SECÇÕES

Lisboa
Clique aqui para saber a hora de outras cidades

newsletter
meteorologia

Comunidades

    

Luis Amado:nova politica de promoo do portugus est pronta

Tera-Feira, 08 Julho de 2008
O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou em sessão parlamentar, no dia 1, que o projecto para a nova política de promoção da Língua Portuguesa no mundo está pronto e que deverá ser aprovado brevemente em Conselho de Ministros.

Segundo Luís Amado, o projecto está pronto, aguardando apenas o veredicto do Conselho de Ministros para avançar. Na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros, o ministro acrescentou que “houve um atraso na apresentação” daquela política que se prendeu com as dificuldades inerentes à coordenação da acção entre as várias entidades envolvidas na sua elaboração e futura aplicação.
O ministro explicou aos deputados que a nova política fixa objectivos bem definidos para a promoção da língua e vai passar por uma refundação do Instituto Camões, que consiste numa “reestruturação mais ambiciosa” que lhe permita “abranger também áreas que habitualmente estão fora da sua acção”. Ainda sobre o Instituto Camões, Luís Amado disse prever que, em Setembro próximo, esteja pronta a nova lei orgânica.
O ministro dos negócios estrangeiros referiu, também, algumas prioridades da nova política, entre as quais se encontra a “revisão da rede de ensino do português no estrangeiro perspectivando todas as sinergias possíveis” e que contrarie a forma “casuística e sem uma visão de conjunto” que tem presidido ao desenvolvimento desta rede. Além desta, Luís Amado apontou o processo de certificação do ensino do português no estrangeiro como outra das prioridades.
Outras prioridades desta nova política vão também passar pela “promoção do português como língua internacional”, trabalho que “tem estado a ser feito na União Africana, na SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) e na CEDEAO” (Comunidade para o Desenvolvimento da África Ocidental) mas que “foi descurado” no passado.
A promoção das plataformas de comunicação em Língua Portuguesa é também uma prioridade, nomeadamente televisão, rádio e Internet, área em que o ministro afirmou “longe de se aproveitar os recursos disponíveis para dar outra visibilidade” ao português.
Por último, Luís Amado referiu, no âmbito da promoção da Língua Portuguesa como factor de desenvolvimento, o “apoio aos sistemas de ensino dos Países de Língua Portuguesa com níveis de escolaridade muito baixos”, para o qual o governo português considera “possível mobilizar a comunidade internacional, no contexto dos Objectivos do Milénio”, em concreto o que estabelece como meta atingir até 2015 o ensino primário universal.
A Língua Portuguesa vai ser o tema central da Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza a 24 e 25 de Julho em Lisboa, por proposta de Portugal que, segundo Luís Amado, “os restantes estados-membros aceitaram mas, mais do que isso, apoiaram com algum entusiasmo”.



outras notÍcias desta secÇÃo







EDIÇÃO IMPRESSA
destaque

Sondagem
HOJE FAZEM ANOS
Adriano Ferreira - Franca
Antonio Abreu - Alemanha
Antonio Cepeda - Brasil
Antonio Couto - Brasil
Antonio Silva - Brasil
Brian Lourenco - Suica
Cardoso Samuel - Franca
Ferreira Carvalho - Ilhas Jersey (ru)
Goncalves Madeleine - Franca
Jose Cardoso - Alemanha
Jose Pais - Alemanha
Manuel Brito - Franca
Manuel Luis - Alemanha
Manuel Moris - Alemanha
Maria Correia - Brasil
Valquiria Barbosa - Brasil
DOSSIERS
destaque
destaque

PUBLICIDADE
destaque
 
O Emigrante / Mundo Portugus
Av. Elias Garcia 57 - 7 1049-017 Lisboa - Portugal
Tel: +351 21 795 76 69 | Fax: +351 795 76 65
Email: redaccao@mundoportugues.org   |  assinaturas@mundoportugues.org
Webdesign por