Marcas do Grupo

Calado portugus conquista mercado sueco
O Emigrante / Mundo Portugus
Email: Password:
 
Primeira vez? Registe-se gratuitamente aqui.
Esqueceu-se da sua password? clique aqui.


Quarta-Feira, 03 Setembro 2014 - 07:56 (Açores 06:56)
Homepage
SECÇÕES

Lisboa
Clique aqui para saber a hora de outras cidades

newsletter
meteorologia
   

Calado portugus conquista mercado sueco

A neve e o frio escandinavos “alimentam” há duas décadas os negócios da Ten Points, uma empresa luso-sueca que vende 300 mil pares de sapatos e factura quase 5,5 milhões de euros por ano. Fundada por António Gonçalves, que aos 18 anos foi para a Suécia atrás de um amor, a Ten Points cria e vende no mercado escandinavo sapatos de “média qualidade”, na maioria produzidos em Portugal.

Antonio Gonçalves, tem  50 anos, e é um empresário, português que emigrou há 32 anos para a Suécia. Em entrevista ao Mundo Português diz que importa calçado português dado o mesmo ter qualidade e afirma “a marca 'Ten Points' compra calcado em Portugal porque tem qualidade, capacidade de entregas rápidas e excelentes unidades de produção”.
Na altura em que iniciou os seus negócios não esperava tão boa aceitação porque "o calçado feito em Portugal não era de todo conhecido na Suécia". "Aos poucos consegui que os suecos aceitassem a nossa qualidade", sublinha. Hoje o calçado que a Ten Points Suécia importa é comprado maioritariamente por homens e mulheres com idades entre os 25 e 50 anos. Neste momento a marca é fabricada em Portugal, Itália, Brasil e Índia.
"O típico calcado 'Ten Points' são sapatos de media/alta qualidade, apostamos em conforto, formas, solas e modelos esclusivos”, destaca.
De ajudas governamentais portuguesas para a exportação e afirmação dos produtos portugueses, refere que “só uma única vez o governo português esteve envolvido numa campanha de publicidade que tinha como titulo «made in Porugal, quality shoes».  É de opinião que os produtos portugueses (no geral) tem qualidade para se afirmar no exigente mercado da exportação, salientando  a opinião de que Portugal tem todas as condições de produzir produtos de qualidade e vencer nos diferentes mercados mundiais.  Segundo este empresário português, "a exportação é a grande janela de oportunidades para aquilo que se produz em Portugal. Os produtos portugueses se forem  ao encontro do que o cliente procura, serão sem duvida uma grande ajuda na economia portuguesa e no emprego”.
E  António Gonçalves dá o exemplo. Os sapatos são feitos em fábricas de Felgueiras e São João da Madeira e, há quatro anos, a empresa abriu uma filial em Viana do Castelo para dar acompanhamento às produções e colecções. “Como sou português tenho dado prioridade ao meu país onde fazemos 95%” dos sapatos da marca Ten Points, diz, diantando que a empresa tem clientes na Suécia, o seu mercado principal,  e ainda na Finlândia, Estónia, República Checa, Hungria e Dinamarca.
Sobre o consumidor sueco refere que, em geral, é simples, bem informado dos seus direitos e como tal muito exigente na qualidade do produto e na prestação de serviços. Apesar de estar há mais de três décadas na Suécia não sabe quantos portugueses optaram por este país para viver e trabalhar, mas sabe que não são muitos.
A empresa “não vende um único par de sapatos” no mercado português, onde a entrada tem sido adiada pelo trabalho em outros mercados. Mas este é um projecto que pretende concretizar.  "É um dos projectos de futuro, só que têm aparecido outros mercados, como a República Checa, que nos têm levado algum tempo a construir. Nos últimos dois anos, assinámos também parcerias na França e Japão, em que os sapatos são vendidos com a marca dos clientes, mas as colecções são feitas por nós”, explicou.

EDIÇÃO IMPRESSA
destaque

Sondagem
HOJE FAZEM ANOS
Adriano Ferreira - Franca
Antonio Abreu - Alemanha
Antonio Cepeda - Brasil
Antonio Couto - Brasil
Antonio Silva - Brasil
Brian Lourenco - Suica
Cardoso Samuel - Franca
Ferreira Carvalho - Ilhas Jersey (ru)
Goncalves Madeleine - Franca
Jose Cardoso - Alemanha
Jose Pais - Alemanha
Manuel Brito - Franca
Manuel Luis - Alemanha
Manuel Moris - Alemanha
Maria Correia - Brasil
Valquiria Barbosa - Brasil
DOSSIERS
destaque
destaque

PUBLICIDADE
destaque
 
O Emigrante / Mundo Portugus
Av. Elias Garcia 57 - 7 1049-017 Lisboa - Portugal
Tel: +351 21 795 76 69 | Fax: +351 795 76 65
Email: redaccao@mundoportugues.org   |  assinaturas@mundoportugues.org
Webdesign por