Marcas do Grupo

China:Mesa de Natal portuguesa faz sucesso em Xangai
O Emigrante / Mundo Portugus
Email: Password:
 
Primeira vez? Registe-se gratuitamente aqui.
Esqueceu-se da sua password? clique aqui.


Domingo, 21 Setembro 2014 - 13:03 (Açores 12:03)
Homepage
SECÇÕES

Lisboa
Clique aqui para saber a hora de outras cidades

newsletter
meteorologia

Comunidades

    

China:Mesa de Natal portuguesa faz sucesso em Xangai

Segunda-Feira, 06 Dezembro de 2010
Desde ao final de Dezembro, Portugal marca presença em Xangai. Numa iniciativa do Consulado Geral português, durante todo o mês de Dezembro está exposta uma mesa de Natal portuguesa num dos mais prestigiados centros comerciais da na mais cosmopolita cidade da China. Portugal está entre os oito países representados na exposição, mas a mesa de consoada portuguesa foi considerada a mais bonita, revelou o cônsul-geral, Joaquim Moreira de Lemos a O Emigrante/Mundo Português.

Uma toalha de linho branca da Madeira, porcelanas, cristais e cutelaria da Vista Alegre, um presépio do Museu do Azulejo e quadros e cadeiras, uma reprodução do Museu de Arte Antiga são alguns dos elementos que compõem a mesa de Natal portuguesa, exposta até final deste mês num luxuoso centro comercial de Xangai. Já em 2009, o mesmo espaço convidou vários países europeus a montar ali árvores de Natal características.
“Este ano, e por sugestão do Consulado Geral de Portugal, o desafio aceite também por França, Itália, Áustria, Finlândia, Grécia, Alemanha e Bélgica, foi o de mostrar mesas típicas, preparadas para a consoada”, explicou o Cônsul-geral de Portugal em Xangai.
A participação portuguesa visa “abrir perspectivas para a promoção de Portugal, enquanto país produtor de produtos de qualidade e de excelência e encorajar as marcas portuguesas a instalar-se nesta cidade que se está a transformar numa das montras do luxo e da sofisticação a nível mundial”, sublinhou.
Joaquim Moreira de Lemos revelou ainda que o espaço da exposição foi disponibilizado “a custo zero” e que a preocupação foi mostrar o que Portugal faz bem. Todos os objectos expostos foram cedidos, como a tolha bordada à mão enviada pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, que cedeu também uma garrafa de Bual 1954 e um bolo de mel.

Bolo-rei em Xangai

Na mesa de consoada portuguesa não falta até um bolo-rei «legítimo», encomendado por Joaquim Moreira de Lemos a uma rede de pastelarias local, que o confeccionou com base numa receita cedida pela mulher do cônsul. O bolo-rei foi confeccionado não apenas para a recepção inaugural da exposição, mas para posterior venda nas lojas da rede de pastelarias - a mesma que confeccionou com sucesso os pastéis de nata no Pavilhão de Portugal na Exposição Mundial de Xangai. Joaquim Moreira de Lemos espera que este possa ser mais um instrumento de afirmação da presença portuguesa naquela região da China.
A.G.P.


outras notÍcias desta secÇÃo







EDIÇÃO IMPRESSA
destaque

Sondagem
HOJE FAZEM ANOS
Adriano Ferreira - Franca
Antonio Abreu - Alemanha
Antonio Cepeda - Brasil
Antonio Couto - Brasil
Antonio Silva - Brasil
Brian Lourenco - Suica
Cardoso Samuel - Franca
Ferreira Carvalho - Ilhas Jersey (ru)
Goncalves Madeleine - Franca
Jose Cardoso - Alemanha
Jose Pais - Alemanha
Manuel Brito - Franca
Manuel Luis - Alemanha
Manuel Moris - Alemanha
Maria Correia - Brasil
Valquiria Barbosa - Brasil
DOSSIERS
destaque
destaque

PUBLICIDADE
destaque
 
O Emigrante / Mundo Portugus
Av. Elias Garcia 57 - 7 1049-017 Lisboa - Portugal
Tel: +351 21 795 76 69 | Fax: +351 795 76 65
Email: redaccao@mundoportugues.org   |  assinaturas@mundoportugues.org
Webdesign por