Marcas do Grupo

Nuno Malo eleito o compositor revelao do ano nos Estados Unidos
O Emigrante / Mundo Portugus
Email: Password:
 
Primeira vez? Registe-se gratuitamente aqui.
Esqueceu-se da sua password? clique aqui.


Quarta-Feira, 30 Julho 2014 - 12:06 (Açores 11:06)
Homepage
SECÇÕES

Lisboa
Clique aqui para saber a hora de outras cidades

newsletter
meteorologia

Cultura

    

Nuno Malo eleito o compositor revelao do ano nos Estados Unidos

Segunda-Feira, 28 Fevereiro de 2011
O músico português Nuno Malo, autor de várias bandas sonoras para filmes, foi eleito o compositor revelação do ano nos Estados Unidos.

Nuno Malo, que vive nos Estados Unidos desde 1996, era candidato em duas categorias na sétima edição dos prémios, que são atribuídos por aquela associação a compositores que escrevam música para cinema.
O músico português foi premiado pela banda sonora de «Amália - O Filme», de Carlos Coelho da Silva, para a qual compôs vinte temas orquestrais interpretados pela Filarmónica de Budapeste. Na categoria de compositor revelação, além de Nuno Malo, estavam também nomeados os Daft Punk, Óscar Araujo, Arnau Bataller e Herbert Gronemeyer.
Nuno Malo nasceu na Madeira em 1977, estudou composição para cinema em Los Angeles e é autor de várias bandas sonoras de filmes lusos, entre os quais «Assalto ao Santa Maria», de Francisco Manso, «Contraluz», de Fernando Fragata, «O Julgamento» e «A Arte de Roubar», ambos de Leonel Vieira, «Filme da Treta», de José Sacramento, e «A Mulher Polícia», de Joaquim Sapinho. «A Profecia Celestina» (2006), de Armando Mastroianni, e «The Lost and Found Family» (2009), de Barnet Bain, foram produções internacionais para as quais compôs a música original. Já tinha sido antes distinguido pelo seu trabalho, como o Prémio de Composição Henry Purcell.
Para a sétima edição dos prémios norte-americanos, estava também nomeado outro português, Miguel D´Oliveira, pela partitura para o documentário «The Batle of Britain», produzido pela BBC, mas acabou por não ser distinguido.
A Associação Internacional de Críticos de Música para Cinema foi criada no final dos anos 1990 e integra jornalistas de rádio, televisão, imprensa e meios online que escrevem sobre composições para cinema e televisão.

Surpreendido mas muito feliz

Nuno Malo afirmou à agência Lusa ter ficado “completamente surpreendido”. “Foi uma alegria, é um sentimento difícil de descrever”, disse compositor de 33 anos, distinguido pela autoria da banda sonora de «Amália – O Filme», de Carlos Coelho da Silva.
O filme estreou em Novembro de 2008 em 66 salas portuguesas e estava também nomeado para a Melhor Banda Sonora. “O facto de ter sido por um filme pequeno [em termos de orçamento], significa que a música está mesmo a ser reconhecida, até porque o filme tem pouca expressão a nível internacional”, disse.
O compositor português afirmou que “ainda estava nomeado” e já tinha recebido um convite para trabalhar num projecto norte-americano e reconhece que com esta distinção há uma maior expectativa “quanto a abertura de portas para propostas criativas na área da música para filmes”.
Desde jovem que o interesse de Nuno Malo foi sempre compor música para filmes, tendo começado a estudar composição aos 14 anos na Escola Profissional dos Arcos, no Estoril.
Em 1996 foi estudar música para cinema em Londres, onde recebeu, entre outros prémios, a medalha de prata do Worshipful Company of Musicians, o Henry Purcell Prize e o Malcom Arnold Prize.
Em 2000 mudou-se para os Estados Unidos para estudar na University of Southern Califórnia, em Los Angeles, vivendo desde então em Studios City.





outras notÍcias desta secÇÃo







EDIÇÃO IMPRESSA
destaque

Sondagem
HOJE FAZEM ANOS
Adriano Ferreira - Franca
Antonio Abreu - Alemanha
Antonio Cepeda - Brasil
Antonio Couto - Brasil
Antonio Silva - Brasil
Brian Lourenco - Suica
Cardoso Samuel - Franca
Ferreira Carvalho - Ilhas Jersey (ru)
Goncalves Madeleine - Franca
Jose Cardoso - Alemanha
Jose Pais - Alemanha
Manuel Brito - Franca
Manuel Luis - Alemanha
Manuel Moris - Alemanha
Maria Correia - Brasil
Valquiria Barbosa - Brasil
DOSSIERS
destaque
destaque

PUBLICIDADE
destaque
 
O Emigrante / Mundo Portugus
Av. Elias Garcia 57 - 7 1049-017 Lisboa - Portugal
Tel: +351 21 795 76 69 | Fax: +351 795 76 65
Email: redaccao@mundoportugues.org   |  assinaturas@mundoportugues.org
Webdesign por