Marcas do Grupo

Voluntrios portugueses vo ajudar crianas no nico hospital de So Tom
O Emigrante / Mundo Portugus
Email: Password:
 
Primeira vez? Registe-se gratuitamente aqui.
Esqueceu-se da sua password? clique aqui.


Segunda-Feira, 01 Setembro 2014 - 08:27 (Açores 07:27)
Homepage
SECÇÕES

Lisboa
Clique aqui para saber a hora de outras cidades

newsletter
meteorologia
   

Voluntrios portugueses vo ajudar crianas no nico hospital de So Tom

São juristas, arquitectos, bancários, psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e sociólogos. Entre 8 e 30 de Julho estarão em São Tomé e Príncipe para ajudar crianças, mães e doentes daquele país. São portugueses e aceitaram o desafio de uma organização não governamental…

A missão de voluntariado promovida pela Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Meninos do Mundo, em parceria com a ONGD são-tomense TIA, contempla várias vertentes, entre as quais uma equipa médica - três médicos e um enfermeiro -, liderada pelo urologista Carlos Jesus que irá reforçar a equipa médica local e realizar várias cirurgias.
São 20 pessoas de várias profissões e aceitaram o desafio para integrarem uma missão no hospital Dr. Ayres de Menezes, o único nas duas ilhas de São Tomé e Príncipe. Assim, durante as suas férias, juristas, arquitectos, bancários, psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e sociólogos levarão os seus saberes profissionais a São Tomé e Príncipe, para ajudar crianças, mães e doentes são-tomenses, entre 08 e 30 de Julho. Outros, cujas profissões não são necessárias para a missão, vão pegar nas tintas e pincéis e pintar as paredes do hospital.
Os psicólogas, e socióloga e a assistente social vão realizar acções de formação ao nível de desenvolvimento das competências parentais, assim como em educação sexual às jovens mães hospitalizadas e suas famílias. Uma outra equipa artística fará a pintura e decoração com motivos infantis das alas pediátricas do Hospital e uma equipa lúdica proporcionará um acompanhamento diário das crianças hospitalizadas, através da criação de teatro para e com as crianças, leitura de livros, pinturas, apoio escolar, entre outras iniciativas.
Em declarações à agencia Lusa, Maria João Louro, da associação Meninos do Mundo, que juntamente com o médico Carlos Jesus coordenará a missão, explicou que esta é a primeira iniciativa “fora de portas” a realizar pela ONG, estando já em estudo a possibilidade de avançar em 2012 para uma missão semelhante na Guiné Bissau.
“Temos colaborado regularmente com Cabo Verde, S. Tomé e Guiné no envio de bens necessários e agora iniciamos esta nova etapa de avançar para o terreno com uma equipa de voluntários que disporão do seu tempo livre para ajudar no que for necessário”, frisou.
O projecto, adiantou, não tem qualquer apoio público, e foi construído com base em donativos particulares que permitiram também recolher dezenas de lençóis decorados com motivos infantis para as camas e berços da Pediatria, dezenas de livros técnicos de Saúde, para os médicos e enfermeiros locais, televisões, equipamentos médico, medicamentos, biberões, cremes e outros produtos específicos para bebés e brinquedos.
A Associação Meninos do Mundo tem como objectivos promover o conhecimento da adopção internacional em Portugal e no estrangeiro e desenvolver actividades de consciencialização da sociedade civil em relação à adopção internacional no país. Criada em 2008, foi reconhecida um ano depois como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento pelo IPAD (Instituto Português Para o Desenvolvimento), com a consequente equiparação a entidade de utilidade pública.


EDIÇÃO IMPRESSA
destaque

Sondagem
HOJE FAZEM ANOS
Adriano Ferreira - Franca
Antonio Abreu - Alemanha
Antonio Cepeda - Brasil
Antonio Couto - Brasil
Antonio Silva - Brasil
Brian Lourenco - Suica
Cardoso Samuel - Franca
Ferreira Carvalho - Ilhas Jersey (ru)
Goncalves Madeleine - Franca
Jose Cardoso - Alemanha
Jose Pais - Alemanha
Manuel Brito - Franca
Manuel Luis - Alemanha
Manuel Moris - Alemanha
Maria Correia - Brasil
Valquiria Barbosa - Brasil
DOSSIERS
destaque
destaque

PUBLICIDADE
destaque
 
O Emigrante / Mundo Portugus
Av. Elias Garcia 57 - 7 1049-017 Lisboa - Portugal
Tel: +351 21 795 76 69 | Fax: +351 795 76 65
Email: redaccao@mundoportugues.org   |  assinaturas@mundoportugues.org
Webdesign por